Publicações

                                                                    Algumas publicações realizadas por mim ou que tiveram a minha participação

   A atualidade do Pensamento de D.W. Winnicott
R$ 97,00

ADQUIRA AQUI O SEU EXEMPLAR

Sinopse: Cada vez mais há um amplo reconhecimento de que o pensamento de Winnicott apresenta um avanço substancial na teoria e na prática psicanalíticas. Como o próprio Winnicott certa vez escreveu, em nenhum campo cultural é possível ser original, exceto numa base de tradição. Isto fez com que André Green o colasse entre um dos mais originais autores da psicanálise depois de Freud. No presente volume, o leitor encontrará quatorze capítulos que circunscrevem a vida e a obra de Winnicott, tratando de temas como homossexualidade, a dinâmica do reconhecimento, o verdadeiro self e a questão da identidade, estudos sobre o colapso e o trauma, uma nova etiologia das neuroses, uma entrevista comentada com Gabrielle (A Piggle adulta), quarenta anos após a publicação do seu relato de análise, o fazer analítico, o lugar do manejo na psicose, questões sobre ritmicidade na clínica psicanalítica, uma análise sobre o viver a partir dos objetos e fenômenos transicionais, uma discussão sobre fantasia, criatividade e realidade em Freud e Winnicott, a necessidade do criar e a questão do holding na escrita. Todos os temas estão representados por textos seminais de autores como Sueli Hisada, Jan Abram, Alexandre Patricio de Almeida, Stephanie Soares Brum, Carlos Augusto Peixoto Júnior, Lucas Bulamah, Daniel Kuperman, Ofra Eshel, Sergio Gomes, Nelson Ernesto Coelho Júnior, Ana Lila Lejarraga, Deborah Anna Luepnitz, Alfredo Naffah Neto, Neyza Prochet, Thomas H. Ogden, Carlos Alberto Plastino, René Roussillon e Filipe Pereira Vieira.

Winnicott: Seminários Mineiros (Ambiente e Holding)

 

R$ 97,00

Promoção de Lançamento- Ganhe uma Ecobag Exclusiva da INM Editora

ADQUIRA AQUI O SEU EXEMPLAR

SINOPSE – Este livro representa uma amostra dos trabalhos apresentados no XVI Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de Donald W. Winnicott, realizado em Belo Horizonte-mg, em 2022, na modalidade on-line, e organizado pelo Grupo Mineiro de Winnicott. Mais uma vez, psicanalistas de todas as regiões do Brasil estavam reunidos para discutirem as teorias do psicanalista e pediatra inglês Donald W. Winnicott, cujo tema girou em torno dos conceitos de Ambiente e Holding, dando o tom dos trabalhos apresentados naquele ano. Assim, o leitor encontrará 32 capítulos que versam tanto sobre clínica quanto teoria psicanalítica winnicottiana, a partir da função do analista, o desenvolvimento humano, a criatividade e a cultura, a agressividade, o potencial democrático, a interpretação e o manejo clínico, as patologias contemporâneas, as questões raciais, gênero e orientação sexual, a questão da psicossomática, conjugalidade e adolescência, a tendência antissocial e os ecos da pandemia na saúde mental.

 

A Gramática do Silêncio em Winnicott, Zagodoni Editora, 2017

O livro apresenta uma compreensão de que o silêncio na psicanálise não é apenas um sinal resoluto de resistência do paciente ou da ação do recalque no inconsciente; pelo contrário, há uma grande diversidade de sentidos que ocupa a dinâmica psíquica no curso do processo analítico. A partir dos trabalhos de Winnicott e de outros autores da Escola Inglesa, Sergio Gomes percorre alguns recursos teóricos e clínicos para um entendimento positivo do silêncio, o que o levou a buscar nos primeiros momentos vividos pela dupla mãe-bebê a matriz do manejo do silêncio constituído pelo par analista-analisando.

Orelha do livro – Em “A Gramática do Silêncio em Winnicott”, Sergio Gomes oferece uma descrição dinâmica e vívida das experiências iniciais do bebê e da complexa tessitura criada no estabelecimento das relações objetais do bebê, gênese da comunicação humana. A partir da “canção sem palavras” dos momentos iniciais, o autor nos convida a acompanhar as diversas etapas e modos de comunicação estabelecidos pelo bebê ao longo de sua jornada em direção a uma identidade pessoal e à sua entrada no mundo compartilhado.

 

Ao longo da obra, os diversos modos e tipos de comunicação e não comunicação entre o bebê e o meio são apresentados num texto fluente e consistente, resultante do amplo conhecimento do autor sobre a teoria winnicottiana, apresentada com fidelidade sem perda da originalidade das ideias. Aprendemos que “a palavra não ressoa onde o silêncio é escasso” e que o silêncio possui uma gramática singular, cuja forma, composição e modos de expressão são discutidos ao longo do livro.
Somos apresentados ao valor da comunicação silenciosa e seu lugar primordial no manejo dos casos difíceis e no estabelecimento da condição necessária para que a retomada dos processos de amadurecimento possa ocorrer. Somos convidados a reconhecer a dimensão intercorporal da comunicação. Ouvir não acontece apenas através dos ouvidos, nem é suficiente ouvir apenas o que é dito, mas ouvir com todo o corpo e, acima de tudo, ouvir o que não pode ser expresso e, no entanto, urge em ser reconhecido. É uma obra a ser usufruída por todos os que se interessam pela clínica psicanalítica, pela reflexão sobre a técnica e por aqueles que valorizam a comunicação, em especial, aquela que se passa em outros níveis de contato, anteriores e além da fala
Neyza Prochet – Psicanalista Membro do CPRJ; Doutora em Psicologia Clínica – USP

 

NEBULOSA MARGINAL: TEORIA E CLÍNICA, INM EDITORA 2022 COMPRE AQUI

Quando tomamos conhecimento de um vírus que acarretava graves infecções no corpo, podendo causar a morte de milhões de pessoas, jamais imaginamos que um vírus surgido em Wuhan, província de Hubei, República Popular da China, chegasse até nós e se disseminasse pelo mundo. O Coronavírus 19, logo denominado de Covid-19, estarreceu a todos, levando ao isolamento da população mundial para resguardar a vida, única medida defendida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por médicos, infectologistas e cientistas. Em abril de 2020, quando sofremos o primeiro impacto da pandemia no Brasil, o recém-criado Instituto Nebulosa Marginal promoveu uma série de cursos remotos (on-line), com vistas à divulgação da psicanálise e de outras áreas do saber para atender às necessidades das pessoaS sem isolamento. O livro que o leitor tem em mãos é um esforço coletivo desenvolvido ao longo dos primeiros nove meses da pandemia, por meio de cursos e eventos realizados no ano de 2020. A partir disto, chamamos alguns pesquisadores(as) e psicanalistas para colaborarem com um capítulo, resumindo o que foi visto em cada um dos eventos promovidos. Os que puderam atender ao nosso chamado, apresentam ao leitor um texto potente, político e com prometido com o sentido de vitalidade da resistência.

 ADQUIRA JÁ O SEU NO SITE: inmeditora.com.br
 

 

JORNAIS E REVISTAS